quinta-feira, 22 de julho de 2010

Momento 02 – Traçando o caminho na EAD




Depois de já estarmos familiarizados com a plataforma Moodle, trocando conversas com o professor, tutor e colegas de curso, no momento 02 o primeiro assunto tratado foi gestão de tempo, seguida da apresentação de técnicas para estudo e por fim apresentação do Google Apps Education.

No fórum sobre gestão do tempo fomos convidados a refletir sobre qual seria nossa estratégia para organização e gerenciamento do tempo disponível para estudos, onde pudemos trocar informações, sugerir e mostrar nossas dificuldades com relação à divisão do tempo para trabalho, lazer e estudos além de poder contar com o incentivo e opinião do tutor que se mostrou muito ativo como interlocutor deste fórum.

Na tarefa prática Fichamento, tivemos a oportunidade de conhecer, através do texto apresentado, técnicas básicas de estudo, que consistem em interpretar um texto através de 04 leituras, utilizando 04 ferramentas elaboradas para facilitar a assimilação do conteúdo de forma rápida e eficiente. São elas:

Glossário: Ferramenta que nos auxiliará no esclarecimento de elementos desconhecidos, referências a fatos históricos, autores, teorias, doutrinas e conceitos dos quais não estamos familiarizados. Após a primeira leitura, de posse de caneta e papel, é sugerido que se pesquise tudo relacionado aos termos desconhecidos e se relacione em uma folha a parte;

Fichamento: É um instrumento utilizado para a identificação dos trechos mais importantes de um texto. No texto apresentado é sugerida a construção do mesmo após a segunda leitura. O fichamento serve tanto para o estudo como para futuras buscas de informações de conteúdo do trabalho;

Resumo: Após a terceira leitura, de posse do glossário e do fichamento já somos capazes de produzir um resumo, que é simplesmente um texto feito com as palavras do leitor destacando os pontos importantes da leitura mantendo fidelidade ao texto original;

Resenha: É a última das técnicas apresentadas. Após a quarta leitura e de posse de um resumo, a resenha é nada mais que o posicionamento do leitor quanto à leitura realizada. Nela o leitor se coloca a favor ou contra as teses defendidas pelo autor expressando sua opinião ou criticando conforme as observações por ele feitas;

Finalizando o momento 02, exploramos as ferramentas do Google Apps Education onde além de conta de e-mail especialmente criada para nosso curso, temos acesso também a um editor de textos, criador de planilhas, agenda entre outros.

Abaixo postamos o link do template do fichamento compartilhado no google docs:

Nenhum comentário:

Postar um comentário